Resgate
da cultura popular e pesquisa científica.
A EMEF D. Pedro I, no bairro Jardim do Cedro está mais bonita.
Isto porque foi finalizada a etapa de construção e plantio do “relógio comunitário
de chás para o corpo humano”, atividade que iniciou há cerca de 4 meses com a
coleta de pneus descartados e pesquisa de dados.
A partir
dos estudos dos seres vivos com alunos do ensino fundamental, surgiu o
interesse em estudar as plantas medicinais, para melhor entender como estas
auxiliam no tratamento dos transtornos da saúde, contribuindo para o bem estar
das pessoas.
O
interesse foi reforçado quando o professor de Ciências Diógenes Gewehr
apresentou aos alunos a ideia de construir um relógio de plantas medicinais,
com base nas teorias do Relógio Cósmico e medicina chinesa, segundo as quais o
corpo humano consiste em um microcosmo regido pelas leis da natureza, através da
circulação de energia nos principais meridianos.
Conforme
estas teorias, a energia vital percorre um ciclo dentro do organismo, sendo que
em cada órgão há 2 horas de concentração, distribuída da seguinte forma: da 01h
às 03h – fígado; das 03 às 05 horas – pulmão; das 05h às 07h – intestino
grosso; das 07h às 09h – estômago; das 09h às 11h – baço-pâncreas; das 11h às
13h – coração; das 13h às 15h – intestino delgado; das 15h às 17h – bexiga; das
17h às 19h – rins; das 19h às 21h – circulação; das 21h às 23h – sistema excretor,
digestório e respiratório; das 23h à 1h – vesícula biliar.
Assim,
no decorrer de um dia, cada um dos 12 meridianos terá um período de 2 horas de
máximo funcionamento, onde sua atividade atinge o pico de energia. Desse modo,
ao ingerir determinada planta no horário correto, ou seja, no horário de maior
atividade daquele órgão, seu efeito tende a ser mais proveitoso ao organismo.
Tal característica permite, ainda, que parte do organismo descanse enquanto o
restante trabalhe em ritmo acelerado.
O
trabalho se deu a partir de pesquisa por parte dos alunos com seus familiares e
comunidade local, para identificar as plantas mais utilizadas pelos moradores e
suas funções, e então se fez a relação do chá com o órgão correspondente e seu
horário. A pesquisa se baseou no conhecimento popular, como forma de resgatar
culturas, mas foi aprofundada no conhecimento científico, através de livros e pesquisas
em sites diversos.
O
professor reforça que muitas pessoas não acreditam na ação dos chás, mas lembra
que boa parte dos medicamentos são extraídos de substâncias presentes na
natureza, principalmente das plantas, e que as mesmas são utilizadas desde os
povos mais primitivos, estando presente fortemente na cultura indígena.
O
trabalho não tem como objetivo incentivar a automedicação, mas sim reunir
conhecimento sobre as plantas medicinais e suas propriedades, uma vez que
muitas pessoas utilizam as plantas habitualmente. A próxima etapa é elaborar um
material informativo orientando sobre medidas importantes na utilização dos
chás, a fim de serem ingeridos com precaução.
O local
pode tornar-se um ponto de referência na busca de chás a partir de uma indicação
médica, cogita o professor, uma vez que a utilização de plantas medicinais tem
ganhado espaço na medicina, conforme o Relatório da 10ª Conferência Nacional de
Saúde, realizada em 1996, que aponta no item 286.12: "incorporar no SUS,
em todo o País, as práticas de saúde como a fitoterapia, acupuntura e
homeopatia, contemplando as terapias alternativas e práticas populares".
Ainda,
para um melhor desenvolvimento das plantas cultivadas, foi confeccionada uma
composteira reciclável, com o uso de galões d’água, de forma a produzir uma
terra rica em matéria orgânica, que será aplicada futuramente no relógio de
chás.
A
atividade desenvolvida tornou-se uma ferramenta positiva de ensino, na qual se
verificou a participação notável dos alunos, inclusive daqueles mais apáticos à
aprendizagem.
Abaixo,
segue as plantas já estudadas e o horário mais indicado para seu consumo. Os alunos seguem pesquisando novas plantas e
complementando os conhecimentos já construídos.
Horário
|
Órgão
|
Planta medicinal
|
01h às 03h
|
Fígado
|
Alcachofra
|
Bardana
|
||
Dente de leão
|
||
Jurubeba
|
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Carqueja
|
||
03h às 05h
|
Pulmão
|
Pulmonária
|
Bálsamo
|
||
Agrião
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||
Poejo
|
||
Guaco
|
||
05h às 07h
|
Intestino Grosso
|
Funcho (Erva doce)
|
Tansagem
|
||
07h às 09h
|
Estômago
|
Boldo
|
Couve
|
||
Espinheira santa
|
||
Manjericão
|
||
Cidró
|
||
09h às 11h
|
Baço-Pâncreas
|
Pariparoba
|
Alcachofra
|
||
Salsa
|
||
Alecrim
|
||
Hortelã
|
||
11h às 13h
|
Coração
|
Alecrim
|
Pimenta
|
||
13h às 15h
|
Intestino Delgado
|
Alho
|
Coentro
|
||
Pitangueira
|
||
Goiabeira
|
||
Mil folhas
|
||
Funcho (Erva doce)
|
||
15h às 17h
|
Bexiga
|
Malva
|
Mil folhas
|
||
Cavalinha
|
||
17h às 19h
|
Rins
|
Salsa
|
Quebra pedra
|
||
Pata de vaca
|
||
Carqueja
|
||
Hibisco
|
||
19h às 21h
|
Circulação
|
Hortelã
|
Arnica
|
||
Melissa
|
||
Sálvia
|
||
21h às 23h
|
Sistema excretor,
digestivo e respiratório
|
Tomilho
|
Sálvia
|
||
23h às 01h
|
Vesícula Biliar
|
Babosa
|
Bardana
|