A prevenção ao abuso de crianças e adolescentes é o tema do maio Laranja, mês em que atividades de conscientização sobre o assunto são promovidas em todo país. Em Lajeado, o Conselho Tutelar organiza eventos com escolas para conversar com estudantes de todas as idades. Desta vez foi na Escola Municipal D. Pedro. As conselheiras Regiane e Ana Paula, conversaram com os alunos dos 4º e 5º anos sobre como as crianças podem identificar invasão de privacidade e abuso sexual.
Conversaram sobre o “Semáforo do Toque, uma maneira de identificar quais partes do corpo é permitido uma pessoa tocar e quis partes não. Conversaram também sobre a responsabilidade dos pais em proteger as crianças e em quais situações a criança pode ser vulnerável. As crianças puderam fazer muitas perguntas e esclarecimentos. O banner é muito didático e mostra às crianças às crianças as partes do corpo que são privacidade absoluta.
As conselheiras esclareceram também sobre as atribuições do Conselho Tutelar.
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos por Lei.
É responsável por acompanhar crianças de 0 a 18 anos incompletos, autoras de ato infracional, mas não é órgão da segurança pública. Apesar de suas determinações possuírem peso de Lei, não é um órgão da justiça.